esquerda
direita
embaixo

Ditos Populares - Curiosidades

É comum, principalmente nos dias atuais, dizermos coisas sem saber o verdadeiro significado delas, como por exemplo os chamados 'ditos populares'. Eles constituem uma parte importante na nossa cultura, contudo, ao longo do tempo eles fora um tanto 'modificados', o por quê? hehehe
Bom, sabe aquela brincadeira , em que fazemos uma roda e o primeiro a começar (a brincadeira) fala uma frase à passoa que esta ao seu lado, e essa pessoa repassa o que entendeu, e assim por diante até chegar no último, que por sua vez fala o que ouviu em voz alta, e que na maioria das vezes o que o último diz não tem nada a ver com a frase inicial, principalmente se o grupo for constituido por muitas pessoas... - Essa brincadeira é conhecida por muitos como telefone sem fio. Lembrou?? Pois bem os ditos populares são como a primeira frase dita pelo primeiro jogador, que foi passada de boca em boca ao longo do tempo, e no final virou uma verdadeira "sopa de letrinhas".
Vamos ver alguns ditos (alterados) populares e sua forma real, começando por:

01. "Quem tem boca vai à Roma"
O correto seria: "Quem tem boca vaia Roma". Isso porque essa frase foi criada quando a igreja católica 'estava' no poder, então diziam que quem tivesse corage, que vaiasse o poder de Roma ( ou alguma coisa parecida).

Seguindo com:

02. "Cuspido e escarrado".
Sendo: "Esculpido em carrara", que seria um tipo mármore, ou seja, a pessoa seria tão parecida com a outra, que poderia se dizer que foi esculpida em um mármore carrara.

03. "Quem não tem cão caça com gato"
Sendo: "Quem não tem cão caça como gato", ou seja caça sozinho.

04. "Esse menino não pará quieto, parece que tem bicho de carpinteiro"
Sendo: "Esse menino não pará quieto, parece que tem bicho no corpo inteiro"

Enfim, esses são apenas alguns dos muitos ditos populares, criados e modificados pelo povo...
Gostou de saber? Então comenta...
Vlw

0 comentários: